O Centro de Estudo em Dinâmica Agroindustrial – CEDAI - está ligado à Escola de Química e Alimentos – EQA - e ao curso de Engenharia Agroindustrial da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A história do CEDAI teve origem na própria criação do curso de Engenharia Agroindustrial da Universidade Federal do Rio Grande FURG, campus de Santo Antônio da Patrulha.

Os problemas a serem resolvidos no meio agroindustrial exigem capacidades interdisciplinares e uma visão além da puramente técnica ou gerencial. Dessa forma, a EQA se propôs a formar um perfil profissional diferenciado, que atendesse às atuais demandas de recursos humanos para o agronegócio.

A demanda é por um profissional com conhecimentos técnicos de engenheira e com aptidões para gestão e economia. Este foi o primeiro passo para a formatação do que é hoje o CEDAI, um grupo de pesquisa que se propõe a transitar entre assuntos de engenharia, mas com foco na agregação de valor, no desenvolvimento econômico e social sustentáveis tendo como campo de atuação a complexa e dinâmica realidade agroindustrial brasileira.